Dor Orofacial e DTM
DTM
Dor orofacial é toda dor localizada na cavidade oral e na face, podendo ser referida na região de cabeça e pescoço. O diagnóstico bem realizado é de grande importância, pois seus sintomas podem estar associados à dores na cervical, dor de cabeça, e até doenças neuropáticas: fibromialgia, artrite reumatóide, câncer etc. A maioria das dores orofaciais têm origem odontogênica (dente) e de Disfunção Temporomandibular.
​
DTM é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. Os sinais e sintomas mais comuns são: dores na face, ATM e/ou músculos mastigatórios, dores na cabeça, no ouvido, limitação de abertura bucal (travamentos) e ruídos articulares (estalos ou crepitação). O zumbido no ouvido também pode estar presente.
Bruxismo
O bruxismo - este nome tem origem do termo grego Brychein, que significa ranger os dentes, é um hábito parafuncional (sem finalidade funcional) que consiste em apertar ou ranger os dentes de forma involuntária diurna ou noturnamente.
​
Apesar da origem multifatorial, estudos recentes mostram uma relação direta com fatores emocionais.
Além do desgaste dos dentes e danos às estruturas de suporte, com perda óssea e retrações gengivais, o paciente com bruxismo apresenta de três a quatro vezes mais chances de desenvolver Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular do tipo muscular e articular, caracterizada por artralgia, presença de sons, como estalido e travamento mandibular.